sábado, 23 de fevereiro de 2008

FRATERNIDADE SANTO ANTÓNIO MARIA PUCCI – XAI-XAI

Breve Historial

Em 1995, o frei José Correcher, osm, visitou as irmãs do Cenáculo na companhia da senhora Lameca Vilanculos que ia ficar uma semana de retiro na casa das irmãs. Ela teve oportunidade dês e encontrar com um grupo de senhoras que freqüentavam ao Cenáculo para reflexões bíblicas.

A senhora Lameca partilhou com elas a sua aspiração e vocação laica para a OSM.
Aquele grupo de reflexões bíblicas começou a interessar-se muito em aprofundar a vida e a Espiritualidade da Ordem dos Servos de Maria. Nessa altura a Irmã Alda Macuacua que era a acompanhante espiritual do grupo começou a orientá-lo na linha do aprofundamento da Regra da Ordem Secular Servita e a sua espiritualidade em geral.

Ao final de um ano 8 membros demonstraram capacidade e vontade de seguir a Cristo numa fraternidade Secular da Ordem. Assim começou a Ordem Secular em Xai - Xai com 8 membros entre os quais 7 senhoras e 1 senhor.

Este grupo foi apresentado ao Bispo da Diocese de Xai-Xai, então Dom Julio Duarte Langa que aprovou a iniciativa e, com a sua bênção, foi admitido a Ordem Secular dos Servos de Maria em 6 de Agosto de 1996 pelo representante da Ordem dos Servos de Maria Frei Honório Maria Martin OSM, na presença das Irmãs Servas de Santa Maria do Cenáculo, depois de ter freqüentado encontros semanais de reflexão, oração e preparação.

Estes irmãos foram fieis à sua vocação e caminharam sempre lado a lado com as Irmãs assumindo como próprias as obras de misericórdia exercidas pela comunidade das Irmãs SSMC como:
· O cuidado das crianças;
· Dos anciãos desamparados;
· Além das visitas aos hospitais e cadeias.

Tem como Padroeiro de fraternidade Santo António Maria Pucci.
Decorridos 3 anos de formação, em 12 de janeiro de 1999 o primeiro grupo foi admitido à profissão sempre com a bênção do Bispo da Diocese e mãos do representante da Ordem, Frei Manuel Maria Fontanet Nento OSM.

Sua actividade na Paróquia Santa Clara de Chicumbane e seu estilo de vida atraíram alguns cristãos, a Fraternidade foi crescendo de ano para ano com admissões e profissões de alguns membros na maioria senhoras.

A razão de serem poucos homens a ingressar na Ordem, aludiu ao facto de muitos deles se encontrarem fora do país ou da Província a procura de emprego e de melhores condições de vida para a família.

De uma maneira geral, embora reine o analfabetismo principalmente nas senhoras, a Ordem Secular em Xai-Xai demonstra crescimento regular e vontade de se comprometer com Deus e com os irmãos.

Encontram-se semanalmente em pequenos grupos de reflexão e oração, todas as 3ªs e sextas-feiras para retiro mensal e todos os 3ºs sábados para estudo e avaliação dos compromissos tomados.

2 comentários:

Aitimais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Frei Nelson Pedro Madoda; osm disse...

Salve minhas amadas irmãs Servas de Santa Maria do Cenáculo...a frente é o caminho...muita força. Que os Sete Santos Fundadores vos protejam. Frei Madoda