sábado, 23 de fevereiro de 2008

MOÇAMBIQUE: Frades Servos de Maria





……e passaram já….24 anos!

Sim, os frades Servos de Maria da Província Espanhola, chegaram a Moçambique para abrir uma presença de evangelização e promoção humana, além do desejo da implantatio Ordinis, nos primeiros dias de Fevereiro do ano 1984.

Éramos dois frades, frei António M. Hueso e o abaixo-assinado, frei Honório M. Martín, enviados pela primeira vez os terras africanas. Foi uma decisão bem pensada e ao mesmo tempo até corajosa, pois os frades espanhóis, num Capitulo provincial, acordaram fechar duas comunidades e contemporaneamente assumir um empenho missionário. Depois de alguns contactos sobre possíveis países onde ir (também se estudou um convite para irmos ao Zimbabwe, entre outros), a final optou-se por Moçambique, também em atenção á presença monástica feminina OSM em Nampula.

Desde o princípio foi claro para os frades que se por um lado queria-se fechar alguns conventos para potenciar e melhorar a vida religiosa, por outro também queria-se assumir um empenho de evangelização possivelmente numa igreja local que aceitasse o carisma e o serviço dos Servos de Santa Maria.

Foram tempos difíceis, mas cheios de esperança também. Chegamos em tempos de guerra, de penúrias, de insegurança e de grandes restrições, em muitos níveis. Mas a semente da boa nova estava a deitar mesmo raízes no meio do “inverno” fratricida que devastava este Povo pacífico e bondoso, acolhedor, alegre e simples. A guerra toda destruía, enquanto o sangue de milhares de filhos desta terra, e também missionários e missionárias estrangeiras, banhava esta terra com massacres cruéis e sem sentido.

Os primeiros frades chegamos com muita boa vontade e…pouco mais! Mais tarde chegaram outros, frei José Correcher e frei Cláudio; e depois frei David Vaquer, frei Pedro Andriotto, frei Manolo Fontanet, e vários outros confrades de outras Províncias OSM, até que começaram a amadurecer as vocações locais, como frei Custódio Luis, frei Horácio Zita, frei António Sitoe…e os que chegarão ainda com a graça do Senhor.

Em Maputo foi-nos confiada a Missão Paróquia de São Gabriel da Matola, naquele tempo sem sacerdotes fixos. E neste lugar começou a nossa aventura e continua ainda hoje. Quanto bem se tem feito e quantos projectos realizados para o bem dos pequeninos, dos pobres, dos idosos, dos doentes, dos órfãos, dos jovens! Sim, porque…fomos enviados…somente para servir, para oferecer o que nós temos recebido, a fé, o Evangelho, a vocação de Servos, o dom da fraternidade (Sete Santos Fundadores), o bem de Nossa Senhora, Santa Maria. E também capacidade de misericórdia, de solidariedade, de acolhida….

Por todo isto sejam dadas graças ao Pai, pedindo que Ele dê continuidade ao bem que se semeou desde o principio, a pesar das falhas e dos erros humanos, e que hoje continua através das muitas obras de misericórdia que com tanta generosidade e dedicação levam para afrente os frades de hoje, graças também aos tantos benfeitores, mais e melhor organizados, em favor das centenas de crianças e jovens que frequentam as Escolas da Missão; o Lar Nova Esperança para crianças da rua; a Creche paroquial; o Centro para Desnutridos; o Centro da Paz para Idosos; os nosso Seminaristas; além de todo o apoio oferecido a nível de evangelização nas Comunidades Rurais, na paróquia-missão, nos Núcleos, etc.

Hoje a Ordem está bem enraizada nesta terra, pois conta com 3 Mosteiros Contemplativos femininos; uma experiência de Congregação Diocesana de vida Contemplativa Masculina; 3 Comunidades de Irmãs Diocesanas Servas de Santa Maria do Cenáculo, em processo de constituição, reconhecimento e formação; 5 fraternidades da OSSM; uma Comunidade de frade.
KAHANIMAMBO!

Frei Honório M. Martín, OSM.

4 comentários:

david santos disse...

Olá, Servita!
Tens aqui uma linda postagem, parabéns.
tem um bom fim-de-semana

Dinis Armando Manhice disse...

Olá Servitas, estão de parabens por esta página, lí-a, procurando o passado histório da paróquia Beata clementina Anuarite de Boane, sabendo que os servitas também trabalharam na paeróquia de Boane, enciontrei no assento de Baptismo as assinaturas de Frei Honório Martin,1985, Pe. José CorrecherBlasco(1986)Frei David Vaquer Cirengeda (1988)o primeiro Pároco da Paróquia de Boane e último servita a servir na paróquia de Boane, gostaria de saber mais sobre o passado de Boane nessa altura e sobre o anterior dos Servitas, quem estava ? Consolatas ? Ou Outros ?

Frei Nelson Pedro Madoda; osm disse...

Salve Servos de Maria
Nós somos muito gratos e estes ilustres e magníficos homens, que por Deus, e na inspiração da Virgem das Dores, nossa Mãe, Senhora e Mestra, fizeram com que a Barca dos Servitas podesse navegar e atracar em terras Moçambicanas. Estamos caminhando com muito ânimo de modo a prosseguir positivamente a obra que por Deus inciastes em nossa terra. Frei Madoda

Unknown disse...

Ave Maria
Faco parte das Servas de Maria, vinda do Mosteiro de Niassa. Sou mae afectiva das meninas que vivem com as irmas.
Fui transferida em comissao de servico para a cidade de Maputo e procuro localizar os Servos da Paroquia Sao Gabriel na Cidade da Matola.

Mae Adelaide Jantar