sábado, 23 de fevereiro de 2008

Irmã Juliana fala do Mosteiro Mater Dei -Nampula


A Comunidade contemplativa, Servas de S. Maria em Nampula, norte de Moçambique, nasceu com 5 Irmãs, vindas do Mosteiro de N. Sra. das Dores em Madrid, Espanha, em 1973. Esta dedicado a Santa Maria Mater Dei—Ame Awe Muluku.

Vivemos intensamente as aventuras próprias da Independência, com a revolução marxista, perseguição religiosa etc. Ajudamos a formação de comunidades cristas com os cristãos dispersos, que rezavam debaixo das árvores pois estavam proibidos de construir capelas. experimentamos a guerra civil com vários ataques armados, perdendo os bens mas não a vida G.A.D.

Desde 1978 houve jovens que se aproximaram para conhecer a nossa vida. Neste momento somos 25 Irmãs, das quais 4 espanholas e o resto moçambicanas, 16 de Votos Solenes, 5 postulantes e 13 aspirantes.

Nossa vida diária decorre na Oração celebração Litúrgica,(umas 5,30 horas por dia) no trabalho manual, do campo e criação de animais para sobrevivência.

Temos casa de acolhida para retiros espirituais ou de reflexão pessoal ou de grupos. O Mosteiro é particularmente frequentado nos domingos por grupos das paróquias que passam o dia em oração. Algumas vezes, uma ou outra Irmã, orienta os retiros, também têm orientado algum retiro anual para a Diocese, ou congregações.

Desde o Ano Mariano nasceu a 1ª fraternidade da OSSM dedicada a Santa Maria Ame awe Muluku e posteriormente uma segunda dedicada aos 7 Santos.,

A partir da guerra civil acolhemos muitas crianças órfãs, desde bebés . A tempo pleno é uma Serva da OSSM e outras jovens que ajudam e estudam, sendo elas também pobres. Neste momento são 52 nos ajudam com a Providência e adopções.

No ano 1995 partiram cinco Irmãs para iniciar um novo Mosteiro em Lichinga—Moçambique Está dedicado a Nossa Sra. das Dores MATER DOLOROSA….Neste momento são 8 e um grupo de aspirantes, tendo já acabado a construção do Mosteiro material.

No ano 2006 partiram de novo mais 5 Irmãs de votos solenes para a província de Xai-Xai onde estão hospedadas numa missão esperando o encontrar um lugar apropriado para iniciar a construção do seu ninho.

Todo para a glória de DEUS E Nossa Sra. MAE MARIA


A pergunta sobre os 777 anos, claro que seria bonito celebrarmos aqui em Nampula ……Um pouca mais de incomodo mas conheceriam outro lugar…

11 comentários:

ErmeCipry disse...

Boa tarde!

Em 1987 passei por Nampula com a minha filha de 4 anos e o meu marido, convivi de perto com a Irmã Juliana e quase todos os fins de semana iamos ao local onde habitavam, junto de umas montanhas..que quando chovia, ficavam de um verde magnânimo! Gostaria imenso de auxiliar, agora à distãncia...pois quando presente fiz tudo o que pude! Como era feliz quando chegávamos no jipe e a Irmã Juliana nos recebia "Os meus queridos 3!!!" Lembro-me de uma menina a Anuarite!!! Por favor digam-me o que posso fazer?! Gostava tanto de contactar a Irmã Juliana...e sobretudo auxiliar com alguns recursos! Hlide, Jorge e Filipa Cipriano

Miriam disse...

para contactar con el Mosteiro la sigueinte dirección_

Madre Maria Juliana
Mosteiro Mater Dei
C P 319
NAMPULA
MOZAMBIQUE

Unknown disse...

Querida Irmã Juliana,
Hoje dia da festa dos vossos Santos Fundadores, lembro-me de vós com saudade e gratidão por todas as vezes que me recebíeis quando estava em Nampula. Eu ainda sou comboniana mas agora estou a viver sozinha em Portugal tentando uma experiência onde possa aproximar-me mais do Senhor e por Sua graça, tentar converter-me mais profundamente a Ele.Cara Juliana obrigada pelo vosso santo exemplo de vida e peço-lhe una oração por mim.
Com carinho, trini.

Unknown disse...

Pergunto se o mosteiro Mater Dei de Nampula não tem um endereço de correio electrónico para um contacto directo com Madre Juliana.
E' isto que eu gostaria de saber. Muito obrigada

Unknown disse...

Ciao Carissime Suore! Buon Natale e Buon Anno Nuovo 2015 a tutti voi!

Unknown disse...

Sou uma mae afectiva das meninas carentes e necessitadas do Mosteiro de Niassa. Tenho estado em contacto constante com a Irma Juliana que e a superiora das Servas de Maria Contemplativas de Mocambique. Quem puder ajudar as criancas nao so em bens materiais mas tambem no carinho e bem vindo, elas precisam de ver alegria no rosto de quem lhes aproxime.

Padre Rodrigues Januário disse...

Conheci o Mosteiro Mater Dei em 1992. Tive ousadia de contactar pela primeira vez e de forma directa com a irmã Juliana quando jovem vocacionado no 22 de Fevereiro do mesmo ano de 1992.Por ela e suas irmãs fui acompanhado humana, moral e espiritualmente. Cresci como filho ao lado desta comunidade monástica até a minha profissão religiosa - monástica. Graças a sua ajuda, com ela e juntamente com meus irmãos abri uma comunidade de Irmãos monges e com o respectivo monasteiro - Santa Maria do Fiat -. Me alegro ter recebido dela um carinho de mãe ao que agradeço a Deus por esta alma. Na manhã de ontem 28 de setembro estive com ela e outras irmãs na luta contra a invasão dos terrenos do Mosteiro e do Seminário.Como sacerdote e filho do mosteiro mater dei e da irmã Juliana, sem exagerar,oro pela sua saúde e santificação e todos os projectos.
Deus vos abençoe!
Fraternalmente, padre Rodrigues

Unknown disse...

Ave Maria, Estava Lendo uma Publicacao de um comentario do Padre Rodrigues, fiquei tao emocionada pelas palavras dele, mas na verdade eu a credito que no mundo existem pessoas com um coracao aberto de receber a qualquer pessoa, no caso de a madre Maria Juliana, E a credito que ela e mae, carinhosa, Humilde. Obrigada Irma Por Tudo quanto, fez por mim e por todos os teus filhos, mesmo longe nos te amamos sempre, a te no fim das nossas vidas!Que Deus abencoe a si e atodos os seus Trabalhos. Vos amo muito! Bjao de Nazarena.

Unknown disse...

Padre Rodrigues me acuerdo muy bien de usted, estuvimos por 6 meses juntos y fui testigo de todo el trabajo que hizo junto con el hermano Isildo. Soy Maria, la mexicana que estuve allá con ustedes y soy testigo del gran amor de la Madre Juliana. Me alegra leer sus buenas noticias, pero no comprendo si está pasando algo en el Mosteiro? Escribí a un mail hace un par de meses y nadie contestó... ojalá me de noticias. Gracias y que Dios lo siga bendiciendo .

ROCCHETTO disse...

Somos Bruno y Brunella Rocchi desde Roma. Queremos vuestras noticias y de Felisa Maivale.
Hemos visto el la TV que el huracàn fue muy malo en Mozambique. Todo bien por vosotros y los ninos? Por medio de don Luciano, hemos enviado un pequeno ayuda para vuestras necesidades inmediatas, sin olvidarlas in nuestras oraciones.
Que Deus vos abencoes.
Bruno y Brunella ROCCHI

Clevaus julles disse...

Bom dia como eu faço pra entrar em contato com vc . Meu e-mail, clevaus@gmail.com.