sábado, 23 de fevereiro de 2008

A MECHA QUE FUMEGA

IRMÃS SERVAS DE SANTA MARIA DO CENÁCULO

Historial


Nos arredores da aldeia comunal de Chicumbane, Diocese de Xai-Xai, em Moçambique, na província de Gaza, região dos povos Chope e Changana, há uma mecha que fumega há 24 anos e não quer que se apague. Esta mecha chama-se, Irmãs Servas de Santa Maria do Cenáculo.

Foi dada por Deus o carisma dentro da Igreja o de “orar e trabalhar pelo crescimento e santidade das vocações Sacerdotais, Religiosas e Missionárias”. O azeite que a mantem fumegante é a união com Deus pela Palavra, Liturgia do dia a dia, freqüente adoração ao Santíssimo Sacramento e comunhão na Espiritualidade da OSM desde os primeiros dias da sua origem.

Recebeu autorização de manifestar-se a todas as comunidades da missão de Santa Clara de Assis de Chicumbane, no dia 15 de Agosto de 193, quando o Bispo da Diocese de Xai-Xai, Dom Julio Duarte Langa recebeu o primeiro grupo que emitiu os seus votos: irmã Matilde Fafitine Nhabanga, natural de Novela – Zongoene e irmã Alda U. Boa Macuácua, natural de Chongoene.

Passaram por várias provações no inicio da fundação, alguma das quais provocadas pelo ambiente da guerra civil e pelas calamidades naturais. Tendo escolhido existir no meio dos mais pobres, fez-se solidária na medida do possível, acolhendo crianças órfãs e anciãos desamparados. Para combater o analfabetismo proporcionaram, com ajuda de algumas famílias Italianas a criação de uma escolinha para crianças, “Jardim Infantil Santa Maria do Cenáculo”. A partir de 2004 contam com uma escola secundaria, “Escola Secundária Santa Maria do Cenáculo”, também com ajuda das mesmas famílias. A escola lecciona de 8ª à 12ª classes.

Colaboram com os sacerdotes locais na consolidação da vida cristã e dos ministérios nas comunidades da missão Santa Clara de Assis. São apenas nove irmãs distribuídas em três comunidades: Cenáculo de Santa Maria (casa Mãe), Sete Santos Fundadores (Noviciado) e Nossa Senhora das Dores.

Espera que Deus lhe graceje com a dádiva de mais 4 membros que se preparam para a primeira profissão, prevista para os princípios do próximo ano.

Termina a sua identificação pedindo a todos vós que oreis a Deus por elas para que se conformem sempre com a vontade de Deus.

Estas também gostariam que o tripulo sete fosse celebrado em Nampula.

Um comentário:

Unknown disse...

por acaso a escola é boa a conheço e dei aulas lá. espero k volte a dar o meu contributo como docente depois de concluir o meu ensino superior.
um abraço aos colegas Rogério, Banze e à irmã Celeste . força
Carlos Maria Conjo